Cww2017.pt já não está disponível aqui. Por favor visite cww2019.org.

O impacto ambiental e económico dos aerogeradores

Quem viaje pelo território português irá com certeza cruzar-se várias vezes com as torres e pás gigantes dos aerogeradores.

Também conhecidos como turbinas eólicas, estas estruturas vieram causar um impacto significativo no dia a dia dos portugueses que com elas convivem, principalmente nas regiões montanhosas ou na orla costeira, onde o vento se faz sentir com maior frequência e intensidade.

Os parques eólicos constituem autênticas fábricas de energia que vieram permitir diversificar a produção da mesma, afastando cada vez mais as fontes não-renováveis por troca com as mais amigas do ambiente, como o é neste caso a energia eólica.

Os benefícios são claros

Embora as vantagens do ponto de vista ambiental e económico sejam claras, a verdade é que a presença dos aerogeradores teve um impacto nem sempre positivo e bem recebido pelas populações que os acolheram nas suas imediações.

Este impacto inicial, que levou a algum antagonismo por parte das populações, parece atualmente ter evoluído para uma atitude de indiferença em alguns casos, ou para um aproveitamento turístico da presença dos parque eólicos em outras situações.

Este aproveitamento turístico é bem evidente na organização de passeios pedestres ou de competições de ciclismo e corrida na vertente conhecida como trail running.

Tais eventos atraem anualmente vários milhares de pessoas que, de outra forma, não se deslocariam até às localidades que os organizam.

Os aerogeradores parecem ter vindo para ficar e são cada vez mais uma presença bem recebida e aceite na paisagem nacional.

Saiba como cuidar do melhor do meio ambiente aqui.